Pular para o conteúdo principal

Translate

TAG: A ansiedade que não passa!


TAG: A ansiedade que não passa!

Este transtorno está classificado no CID F 41.1 (Código Internacional de Doenças) como "Outros Transtornos Ansiosos - Ansiedade Generalizada". 

É caracterizado por possuir uma tensão  e um nervosismo constante. 

Portanto, não se dá diante de situações específicas ou dentro de algum contexto determinado. 

Quais são  os principais sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada

  • Tremor nas mãos ou outras partes do corpo;
  • Músculos doloridos, devido a tensão muscular;
  • Sudorese;
  • Sintomas gastrointestinais (intestino solto ou preso, gastrite nervosa, entre outros);
  • Medo e sensação de que algo de ruim (morte, acidente ou doença) está para acontecer com pessoas queridas ou consigo mesmo (a);
  • Coração mais acelerado, além de palpitações frequentes.


Quais são as principais causas da Ansiedade Generalizada?

Emoções e sentimentos profundos que ficam enraizados e reprimidos no inconsciente podem estar por trás da ansiedade generalizada.

Neste caso, a ansiedade pode servir como uma defesa inconsciente para não entrar em contato com o principal conflito emocional.

É importante enfatizar que um quadro depressivo também pode estar por trás desta ansiedade constante.

Outro fator importante a ser considerado e analisado é o ambiente em que a pessoa vive (familiar, trabalho ou qualquer outro). Este pode despertar muitos conflitos internos, irritações, insatisfações, frustrações profundas e raiva. 

Geralmente, o comportamento enraizado na pessoa é o de submissão, falta de contato com o que está sentindo e dificuldade de se expressar.

Sendo assim, ela reprime e negligencia as próprias NECESSIDADES em detrimento da vontade do ambiente (pessoas que ela considera importantes em sua vida).



A psicoterapia ajuda  no reconhecimento e na compreensão dos fatores que estão levando ao quadro ansioso.

Na compreensão de quais crenças  limitantes e inconscientes estão fazendo com que ela se mantenha nesta condição.

Além disso, propicia o contato com as emoções e sentimentos mais profundos, trazendo-os a consciência, permitindo que escoem. Resultando assim, no alívio dos sintomas.


Quais outras práticas podem ajudar a pessoa com TAG?

Algumas práticas podem ser muito terapêuticas para as pessoas que possuem a TAG, tais como:

  • Exercício físico (propicia a liberação de serotonina e endorfina que ajuda no relaxamento e sensação de prazer);
  • Meditação mindfulness que ajuda na concentração no aqui-e-agora, além de ajudar a entrar em contato com a respiração e com o corpo todo;
  • Artesanato ou jardinagem: pode ser qualquer atividade que traga prazer e relaxamento  num processo criativo, construtivo e de verdadeira "mão-na-massa".


Comentários

Postagens mais visitadas

Síndrome do Jaleco Branco: quais são os sintomas e possíveis causas?

Síndrome do Jaleco Branco: quais são os sintomas e as possíveis causas? A síndrome do jaleco branco é caracterizada pela elevação da pressão arterial (a partir de 140/90 mmHg) dentro do consultório médico em pelo menos três consultas consecutivas. Por vezes,  ela pode até atrapalhar o diagnóstico médico que pode entender que realmente o paciente possui  a HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica).  No entanto, quando a pessoa sai da sala do médico a pressão tende a se amenizar e voltar aos  parâmetros normais . Pode ser enquadrada no CID  R03.0 como "Valor elevado da pressão arterial sem o diagnóstico de hipertensão arterial". Muitos cardiologistas e endocrinologistas se deparam com essa demanda quando vão fazer a aferição da pressão e podem achar que a pessoa tem realmente alguma hipertensão. Sendo assim, medicam pra um mal que na verdade a pessoa não é portadora. Quais são os sintomas da Síndrome do Jaleco Branco? Taquicardia; Sudorese; Tremor; Tensão muscular; Ná...

Qual a diferença entre transtorno de humor e transtorno de personalidade?

Qual a diferença entre transtorno de humor e transtorno de personalidade? Acredito que você já possa ter ouvido falar sobre estes dois termos diferentes e ter se sentido perdido (a) quanto aos significados de cada um. Então, preparei este post para te explicar melhor. Na primeira parte explico sobre o Transtorno de Humor e na segunda parte explico sobre os Transtornos de Personalidade . Transtorno de Humor         O que é e o que causa? Condição na qual há alteração significativa do humor ou do afeto. Interferindo no nível de atividade da pessoa (pouca atividade ou muita atividade). Na hipomania (rebaixamento do humor) há um estado depressivo e no estado de mania há uma alteração contrária levando para a agitação intensa , aumento nos níveis de energia da pessoa  trazendo uma sensação de um grande bem-estar, energia física e mental, necessidade de pouco sono, ideias de grandeza. Geralmente, está relacionado a algum evento ocorrido na vida da pesso...

Entre a dor e a perda: entendendo o luto e a melancolia

 Entre a Dor e a Perda: Entendendo o Luto e a Melancolia A experiência da perda pode se manifestar de várias maneiras, impactando profundamente a vida emocional de uma pessoa.  Neste texto, exploramos as nuances do luto e da melancolia , duas respostas emocionais distintas, porém, muitas vezes entrelaçadas.  Enquanto o luto é uma reação direta à perda de algo ou alguém específico, a melancolia se apresenta como uma sensação de perda indefinida e complexa. A compreensão desses estados emocionais é fundamental para lidar com a dor e promover a cura.  Luto No luto , a pessoa concentra sua energia emocional no que perdeu. A mente se esforça para se desligar desse objeto perdido, o que pode ser muito difícil e doloroso, pois o processo é fragmentado e penoso. Como lidar com o luto? Lidar com o luto é um processo profundamente pessoal e pode variar de pessoa para pessoa. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar nesse momento difícil: 1 - Permita-se sentir: É nor...